PT
BR
    Definições



    guerras

    A forma guerrasé [feminino plural de guerraguerra].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    guerraguerra
    |é| |é|
    ( guer·ra

    guer·ra

    )


    nome feminino

    1. Inimizade declarada e luta armada entre nações ou partidos.CONCÓRDIA, PAZ

    2. [Por extensão] [Por extensão] Conjunto de actos ou de trocas de palavras hostis entre grupos ou pessoas (ex.: guerra cultural; guerra ideológica; guerra psicológica). = ANTAGONISMO, CONFLITO, HOSTILIDADE, OPOSIÇÃOCONCÓRDIA, PAZ

    3. Arte militar.

    4. Profissão de militar.

    5. Conjunto de operações militares. = CAMPANHA

    6. [Jogos] [Jogos] Jogo de bilhar entre três jogadores.


    guerra aberta

    Guerra declarada (ex.: os rebeldes estão em guerra aberta contra os militares).

    Oposição ou hostilidade constante (ex.: estabeleceu-se um clima de guerra aberta entre o dirigente partidário e o líder da oposição).

    guerra civil

    A que se trava entre pessoas ou facções do mesmo país ou da mesma pátria; guerra intestina (ex.: guerra civil espanhola).

    guerra é guerra

    Expressão usada para indicar a aceitação ou a justificação das consequências de um conflito ou de uma guerra (ex.: o guerrilheiro afirmou que o que importa é matar ou morrer, porque guerra é guerra).

    guerra fria

    Situação de hostilidade (ideológica, política, económica, tecnológica, militar) entre nações, que procuram sabotar o regime adversário sem recurso ao conflito armado directo, mediante jogos de influência, pressões económicas, propaganda, espionagem ou outras acções indirectas.

    Estado de tensão entre adversários que evitam realizar confrontos violentos.

    guerra intestina

    Guerra civil.

    guerra santa

    A que se trava por motivos religiosos.

    etimologiaOrigem: germânico werra, combate.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: gerra.
    Significado de guerraSignificado de guerra

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "guerras" para: Espanhol Francês Inglês

    Anagramas



    Dúvidas linguísticas


    Tenho dúvida em diferenciar "Termo da Oração" e "Função Sintática". Numa mesma página dum livro de Gramática, vi três definições de Sujeito: 1) Sujeito É o TERMO DA ORAÇÃO que concorda em número e pessoa com o verbo; 2) Sujeito é, portanto, o NOME de uma FUNÇÃO SINTÁTICA (...); 3) Sob a ótica da Morfossintaxe, Sujeito é NOME de uma função substantiva (...). Entendo que "termo" seja sinônimo de "vocábulo", logo Termo da Oração deveria ser um "pedaço" da oração composto por uma ou mais palavras, vocábulos. E a Função Sintática deveria ser o papel exercido por essa(s) palavra(s) ("termo da oração") na frase. Exemplificando: "A Gramática é confusa." Penso que morfologicamente, "A" é um artigo, "Gramática", um substantivo e o termo desta oração "A Gramática" possui um papel na frase, isto é, uma Função Sintática a qual denomino Sujeito (por "A Gramática" concordar em número e pessoa com o verbo). Pareço estar totalmente de acordo com a definição 2 e parcialmente com a definição 1. Logo, a definição 1 estaria errada, pois estaríamos chamando de Sujeito um conjunto de PALAVRAS e não a função (sintática) que essas palavras exercem, o que acho estranho, pois é de se esperar que não haja um erro como esse num livro de língua portuguesa. A definição 3 parece a mim mais compreensível, no entanto não compreendo o que é a Morfossintaxe. Enfim, gostaria do CONCEITO de "Termo da Oração", de "Função Sintática" - uma vez que não encontro em livros - e de "Morfossinxtaxe, e de que me corrigissem em algo que tenha errado.


    Qual a forma correcta: caboverdiano ou cabo-verdiano?