PT
BR
Pesquisar
Definições



guarda-rios-de-barriga-branca

A forma guarda-rios-de-barriga-brancaé[nome masculino de dois números].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
guarda-rios-de-barriga-brancaguarda-rios-de-barriga-branca
( guar·da·-ri·os·-de·-bar·ri·ga·-bran·ca

guar·da·-ri·os·-de·-bar·ri·ga·-bran·ca

)


nome masculino de dois números

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Corythornis leucogaster) da família dos alcedinídeos. = PICA-PEIXINHO-DE-BARRIGA-BRANCA

etimologiaOrigem etimológica: guarda-rios + de + barriga + branca, feminino de branco.
guarda-rios-de-barriga-ruivaguarda-rios-de-barriga-ruiva
( guar·da·-ri·os·-de·-bar·ri·ga·-rui·va

guar·da·-ri·os·-de·-bar·ri·ga·-rui·va

)


nome masculino de dois números

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Megaceryle torquata) da família dos alcedinídeos. = MARTIM-PESCADOR-GRANDE

etimologiaOrigem etimológica: guarda-rios + de + barriga + ruiva, feminino de ruivo.
guarda-rios-de-barriga-branca guarda-rios-de-barriga-branca


Dúvidas linguísticas


Na definição da palavra crachá, vocês referem a sua origem francesa: do Fr. crachat s. m., insígnia honorífica que se traz ao peito; condecoração; venera. Mas crachá em francês significa "escarro, secreção" (ver http://www.cnrtl.fr/definition/crachat/substantif). Podem esclarecer?


Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?