PT
BR
Pesquisar
Definições



grito-o

A forma grito-opode ser [masculino singular de gritogrito] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de gritargritar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gritargritar
( gri·tar

gri·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dizer em voz muito alta.

2. Reclamar ou pedir em voz muito alta ou com muito vigor. = CLAMAR, IMPLORAR


verbo intransitivo

3. Dar gritos; fazer gritaria.

4. Falar em voz muito alta.

5. Falar com cólera ou com veemência. = CLAMAR, VOCIFERAR

etimologiaOrigem etimológica:latim vulgar *critare, do latim quirito, -are, chamar, invocar, gritar por socorro, protestar.
gritogrito
( gri·to

gri·to

)


nome masculino

1. Voz articulada ou inarticulada solta com esforço; clamor; brado.

2. Voz de alguns animais.


de gritos

Diz-se do que é excelente, lindo, apetecível ou extraordinário.

último grito

Aquilo que é mais novo ou está mais na moda.

grito-ogrito-o

Auxiliares de tradução

Traduzir "grito-o" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o processo de derivação utilizado na palavra vaidoso.
A palavra vaidoso é formada por sufixação, através da junção do sufixo -oso ao substantivo vaidade, com haplologia (processo morfofonológico que ocorre entre duas sílabas contíguas, iguais ou semelhantes, e que consiste na supressão de uma delas): vaidade + -oso > *vaidadoso > vaidoso.



Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.