Significado de gritara-se-lhe

    A forma gritara-se-lhepode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de gritargritar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de gritargritar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    gritargritar
    ( gri·tar

    gri·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dizer em voz muito alta.

    2. Reclamar ou pedir em voz muito alta ou com muito vigor. = CLAMAR, IMPLORAR

    verbo intransitivo

    3. Dar gritos; fazer gritaria.

    4. Falar em voz muito alta.

    5. Falar com cólera ou com veemência. = CLAMAR, VOCIFERAR

    etimologiaOrigem:latim vulgar *critare, do latim quirito, -are, chamar, invocar, gritar por socorro, protestar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "gritara-se-lhe" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    aí | adv. | interj.

    Local próximo da pessoa a quem se fala (ex.: chego aí num instante; quando foi que estiveram aí?)....


    tremebundo | adj.

    Que treme (ex.: mão tremebunda)....


    Aquilo que é mais novo ou está mais na moda....


    Que sente grande medo, susto ou terror (ex.: gritava, estarrecida e em lágrimas, que o filho tinha sido atropelado)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "gritara-se-lhe" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Utilizo com frequência o vosso dicionário online; numa das últimas consultas que efectuei, pretendi o significado de colocásia; a informação obtida foi de "planta arácea"; ora ao tentar descobrir o que significa arácea, o dicionário não encontrou a palavra, o que me surpreendeu, pois esta é utilizada para definir a primeira.


      Como posso acrescentar "-o" aos verbos fazer, ter ou trazer na 2ª pessoa do presente do indicativo e imperativo? Para o verbo ter costumo usar "tens-no" mas pelo que li aqui devia ser "tens-lo". Também tenho dúvida na 2ª pessoa do imperativo, pois devia ser "tem-o". Costumo usar "tem-no". O verbo fazer não costumo usar no presente, mas gostaria de saber se é "faze-lo" e confirmar que se diz "fá-lo" no imperativo.