PT
BR
Pesquisar
Definições



griparam

A forma griparampode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de gripargripar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de gripargripar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gripar1gripar1
( gri·par

gri·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

[Mecânica] [Mecânica] Avariar, falando de peças mecânicas, por desgaste, dilatação ou fricção de superfícies metálicas contíguas mal lubrificadas.

etimologiaOrigem etimológica:francês gripper.
gripar2gripar2
( gri·par

gri·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Provocar ou ficar com gripe. = ENGRIPAR

etimologiaOrigem etimológica:gripe + -ar.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Quando atendemos um telefone é correto falar "pois não"?
A locução adverbial interrogativa pois não usa-se para saber o que alguém pretende ou para mostrar disponibilidade para ouvir uma solicitação, pelo que pode ser utilizada como fórmula de atendimento de uma chamada telefónica.