Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

grim-grim

grim-grimgrim-grim | n.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

grim-grim grim-grim


nome

(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

& Steve Scott vs. YoKai (Janai Kai & Yoya) Singles Match Grim Reefer vs. Steve Sanders Singles Match Billie Starkz vs. Matt Makowski Singles Match Joey Janela vs. Cezar Bononi Loser Leaves Town Match Charli Evans vs. Everett Connors Resultados {{toggle ? 'Esconder' : 'Mostrar Resultados'}} Frontman Jah

Em www.wrestling-noticias.com

" e truezices quetais. Falácia das brabas. O quarteto da Georgia é curtido em musicalidade pura e nunca hesitou em fazer o dava na telha e ainda soar foda pra caralho. Isso posto, o impecável Hushed and Grim obedece a diretriz básica do grupo em aliar neurônios com headbanging desenfreado num contexto

Em BLACK ZOMBIE

, colocam o acesso ao conhecimento por detrás de paywalls incomportáveis. “A grim outlook”: How cyber surveillance is booming on a global scale : As tecnologias de vigilância são um mercado global em crescimento, o que não é bom augúrio para o progresso da liberdade e democracia à escala global. Facebook

Em intergalacticrobot

1944 (Marinha dos EUA) Os membros da tripulação de voo do bombardeiro incluíram Marvin Rea Weller, Robert Vencil Skala, Clifford Polson Bengston e Rans Raymond Estis. Marvin Weller foi ensinado a voar por HP Grim Jr., no Aeroporto de Staunton, um pequeno campo de aviação cinco milhas a nordeste de

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Archive's 'Wayforward Machine' paints a grim future for the web : Tendências prováveis, numa especulação vinda de uma organização que conhece bem a evolução da internet - porque a arquiva. Polarização entre falsidades e autoritarismo é a visão do futuro da Internet, mas reparem, geralmente as especulações

Em intergalacticrobot
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra meta informação leva hífen ou não, dado que meta termina em vogal e informação começa igualmente por vogal.
A palavra metainformação deverá ser escrita sem hífen e sem espaço entre os elementos que a compõem. O novo Acordo Ortográfico não altera a grafia desta palavra.

Com o Acordo de 1990, há, no entanto, uma alteração ortográfica que afecta este elemento meta-.
Segundo a interpretação do Acordo de 1945 de Rebelo Gonçalves, que é uma referência incontornável para a lexicografia portuguesa, este elemento prefixal não deve ser seguido de hífen em nenhuma circunstância (ex.: metacromatismo, metassíncrise).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, na Base XVI, o prefixo meta- deverá ser seguido de hífen apenas se a palavra seguinte começar pela mesma vogal em que termina, isto é, por a (ex.: meta-análise), ou por h (ex.: meta-história).




No Presente do Indicativo do verbo sair, qual a razão por que a 3ª pessoa do plural não acompanha a raiz do verbo? Porque é saem e não saiem?
O verbo sair é um verbo parcialmente irregular, devido ao hiato (encontro de vogais que não formam ditongo; no caso de sair, -ai-) no infinitivo, decorrente da evolução da palavra ao longo da história da língua (lat. salire > sa(l)ir(e) > port. sair). Como este verbo conjugam-se outros que apresentam o mesmo hiato, como cair (lat. cadere > ca(d)er(e) > port. cair) ou trair (lat. tradere > tra(d)er(e) > port. trair), e derivados.
Por comparação com um verbo regular da terceira conjugação, como partir, é possível verificar as pequenas irregularidades:
a) Normalmente o radical de um verbo corresponde à forma do infinitivo sem a terminação -ar, -er ou -ir que identifica o verbo como sendo, respectivamente, da primeira, segunda ou terceira conjugações; no caso do verbo partir será part-, no caso de sair o regular seria sa-, mas há formas em que é sai-, como se pode ver na alínea seguinte.
b) Um verbo regular conjuga-se adicionando ao radical as desinências de pessoa, número, modo e tempo verbal. Por exemplo, as desinências do futuro do indicativo (-irei, -irás, -irá, -iremos, -ireis, -irão) juntam-se aos radicais regulares para formar partirei, partirás, etc. ou sairei, sairás, etc. No caso do presente do indicativo, esta regularidade é alterada em verbos como sair, só sendo regulares as formas que têm o radical sa- seguido das desinências (saímos, saís, saem); as outras formas do presente do indicativo (saio, sais, sai) e todo o presente do conjuntivo (saia, saias, saiamos, saiais, saiam) formam-se a partir do radical sai-.
c) A estas irregularidades junta-se a adequação ortográfica necessária, através de acento gráfico agudo, para manter o hiato do infinitivo em outras formas verbais (ex.: saísse/partisse; saíra/partira).

Muitos verbos que apresentam hiatos nas suas terminações do infinitivo têm geralmente particularidades (principalmente no presente do indicativo) que os tornam parcialmente irregulares (vejam-se, por exemplo, as conjugações de construir ou moer).

Respondendo directamente à questão colocada, saem não tem i por ser uma forma que retoma o radical regular sa- e não o radical sai-, como em formas como saio, sais, saia ou saiamos.

pub

Palavra do dia

pro·pri·a·gem pro·pri·a·gem


(redução de apropriagem)
nome feminino

1. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Trabalho de acabamento do chapéu, depois da preparação do feltro ou da tintura. = APROPRIAGEM

2. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Oficina onde se preparam chapéus.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/grim-grim [consultado em 27-01-2022]