PT
BR
Pesquisar
Definições



gasguita

A forma gasguitapode ser [feminino singular de gasguitogasguito] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gasguitagasguita
( gas·gui·ta

gas·gui·ta

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que fala com dificuldade.

2. Que tem voz muito aguda ou estridente. = ESGANIÇADO

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa, talvez expressiva ou onomatopaica.
gasguitogasguito
( gas·gui·to

gas·gui·to

)


adjectivoadjetivo

1. [Regionalismo] [Regionalismo] Que mostra modos de dizer ou de fazer forçados ou pouco naturais; que mostra afectação. = ARREBICADO, PRETENSIOSO


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. [Portugal: Madeira, Brasil] [Brasil, Portugal: Madeira] Que ou quem tem pouca gordura ou massa muscular. = MAGRELA, MAGRICELA, RAQUÍTICOGORDO, OBESO

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa, talvez expressiva ou onomatopaica.
gasguitagasguita

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?
Como é referido no verbete você do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, este pronome e as suas flexões funcionam como forma de tratamento de 2.ª pessoa (equivalente a tu / vós), mas obrigam à concordância do verbo com a 3.ª pessoa (equivalente a ele / eles). Por essa razão, usa-se você irá, vocês irão e não *você irás, *vocês ireis (o asterisco indica agramaticalidade).