PT
BR
Pesquisar
Definições



garupa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
garupagarupa
( ga·ru·pa

ga·ru·pa

)


nome feminino

1. Parte posterior de certos animais que vai desde os rins até à base da cauda.

2. Ancas do cavalo.

3. Alforge ou mala que se leva na garupa ou atrás da sela.

4. Correia com fivela que faz parte do equipamento militar para segurar mochilas, bolsas de correio, etc.

5. [Brasil] [Brasil] Lugar atrás do assento do condutor de uma mota ou bicicleta.


jogar de garupa

Dar coices.

etimologiaOrigem etimológica:francês croupe, do frâncico *kruppa.
Confrontar: garoupa.

Auxiliares de tradução

Traduzir "garupa" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.