PT
BR
Pesquisar
Definições



galeras

A forma galerasé [feminino plural de galeragalera].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
galeragalera
|é| |é|
( ga·le·ra

ga·le·ra

)


nome feminino

1. [Náutica] [Náutica] Navio mercante de dois ou três mastros a remos e à vela.

2. [Náutica] [Náutica] Designação genérica das embarcações mercantes de três mastros, armados à redonda.

3. [Antigo] [Antigo] Carro para transportes de bombeiros em serviço de incêndios.

4. Veículo sem tracção própria, cuja parte da frente assenta no veículo com tracção, geralmente um camião ou um tractor, usado para transporte de carga.

5. Forno para fundição.

6. [Brasil] [Brasil] [Desporto] [Esporte] Conjunto dos indivíduos que, num evento desportivo, torcem por uma equipa ou por um participante (ex.: o treino decorreu à porta fechada, longe da galera). [Equivalente no português de Portugal: claque.] = TORCIDA

7. [Brasil] [Brasil] Conjunto de pessoas que geralmente mantêm uma convivência próxima, seja por laços de amizade, familiares ou profissionais (ex.: e aí, galera, tudo legal?). = PESSOAL

Auxiliares de tradução

Traduzir "galeras" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Gostaria de saber qual o antônimo de pensando.
É difícil encontrar uma palavra antónima para o verbo pensar (o mais fácil é a locução não pensar). No entanto, e apenas em alguns contextos, é possível utilizar o antónimo esquecer (por exemplo, pensou no pai) ou desconhecer (por exemplo, pensou na solução mais correcta).