Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

frase

frasefrase | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fra·se fra·se


(latim phrasis, -is, dicção, elocução, do grego frásis, -eós, -é, discurso, enunciação, expressão)
nome feminino

1. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Unidade gramatical autónoma, dotada de sentido pleno, composta por uma ou mais palavras relacionadas estruturalmente.

2. [Antigo]   [Antigo]   [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Reunião de palavras que forma um sentido completo; locução; expressão.

3. [Música]   [Música]  Seguimento regular, ininterrupto, de canto, de harmonia, que forma um sentido.


falar sem frases
Dizer apenas o necessário.

fazer frases
Falar ou escrever em estilo empolado e quase sempre oco de sentido.

frase complexa
[Gramática]   [Gramática]  A que é composta por mais do que uma oração.

frase feita
Maneira de falar consagrada pelo uso.

frase simples
[Gramática]   [Gramática]  Oração constituída por uma única proposição e que forma sozinha um período. = ORAÇÃO ABSOLUTA

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "frase" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

A FRASE MÁGICA: “NÃO SEI DE NADA” É na zona industrial de Vila do Conde que...

Em www.ultraperiferias.pt

Segredo, sabotagem, cinismo, as explosões nos pipelines Nord Stream I e II provocam uma turbulência na política Europeia que aponta para a profundidade da crise política e económica se aproxima. (Carlos Marques de Almeida, ECO ) Subitamente quatro vulcões em pleno Mar Báltico começam a expelir gás natural. Os vulcões são…

Em A RODA

...experiências tidas na década de 1920 na Birmânia e no Vietname, deparei com esta frase concisa e firme: “no Oriente não há silêncio”..

Em avenida da salúquia 34

A frase começou a ser disseminada na tropa logo depois do encontro, realizado ao longo da...

Em Caderno B

Enquanto Costa e Silva se preocupa com o estado da Economia, a sobrevivência de empresas e o seu crescimento, Fernando Medina preocupa-se com a forma de fazer crescer a receita do Estado. Historicamente são visões incompatíveis porque o Estado atavicamente não quer saber do bem estar da economia, apenas de si próprio. …

Em A RODA
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



Sou da Colômbia, estudo português e tenho dúvida no uso do Ç na ortografia.
O cê-cedilha ou cê cedilhado é um sinal gráfico (ç) que representa o som [s] antes das vogais a (ex.: cabeça), o (ex.: moço) ou u (ex.: açúcar). Este sinal nunca se usa antes das vogais e (ex.: cabecear) ou i (ex.: mocinho), pois nesses casos o cê sem cedilha (c) já tem o valor de [s]. Este sinal nunca surge em português em início de palavra.

Poderá encontrar esta e outras informações sobre assuntos semelhantes em Sinais ortográficos, na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/frase [consultado em 01-10-2022]