Significado de folgar-no-los

    A forma folgar-no-lospode ser [infinitivo de folgarfolgar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de folgarfolgar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de folgarfolgar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de folgarfolgar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de folgarfolgar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    folgarfolgar
    ( fol·gar

    fol·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Estar de folga; ter um dia ou um tempo de descanso. = FOLGAZAR

    2. Divertir-se; alegrar-se.

    verbo transitivo

    3. Dar folga ou descanso a.

    4. Ter ou sentir prazer em. = GOSTAR

    5. Desapertar.

    nome masculino

    6. Folguedo. (Mais usado no plural.)

    etimologiaOrigem:latim follico, -are, abrir e fechar como um fole, respirar como um fole, ofegar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "folgar-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    dessovado | adj.

    Que não tem apanhado sova; que está folgado (animal)....


    folgado | adj.

    Que tem ou tem tido folga, descanso ou pouco trabalho....


    lasso | adj.

    Não apertado ou com folga....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "folgar-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      A minha dúvida é relativa ao novo Acordo Ortográfico: gostava que me esclarecessem porque é que "lusodescendente" escreve-se sem hífen e "luso-brasileiro", "luso-americano" escreve-se com hífen. É que é um pouco difícil de se compreender, e já me informei com algumas pessoas que não me souberam dizer o porquê de ser assim. Espero uma resposta de vossa parte com a maior brevidade possível.