PT
BR
Pesquisar
Definições



filoides

A forma filoidesé [masculino e feminino plural de filóidefiloidefilóidefiloide].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
filóidefiloidefilóidefiloide
|ói| |ói| |ói| |ói|
( fi·lói·de fi·loi·de

fi·lói·de

fi·loi·de

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que tem a forma de uma folha.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: filoide.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: filóide.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:filoide.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: filóide.
filoidesfiloides

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A minha dúvida é a seguinte: qual o antónimo da palavra "antecipar"? Vejo, com alguma frequência, que são utilizadas as palavras "postcipar" ou "postecipar" que, presumo, estarão incorrectas. Se assim for, qual o antónimo correcto?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo antecipar pode ter como antónimos os verbos adiar (ex.: a reunião foi antecipada vs. a reunião foi adiada), atrasar (ex.: a festa antecipou-se vs. a festa atrasou-se), procrastinar (ex.: o ministério antecipou a construção do hospital vs. o ministério procrastinou a construção do hospital), prorrogar (ex.: o prazo de entrega foi antecipado vs. o prazo de entrega foi prorrogado) e retardar (ex.: o concessionário antecipou a entrega do carro vs. o concessionário retardou a entrega do carro). As formas postecipar e postcipar não se encontram registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que o seu uso é de evitar.



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.