Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

ferem

3ª pess. pl. pres. ind. de ferirferir
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fe·rir fe·rir

- ConjugarConjugar

(latim ferio, -ire, bater, ferir, matar, imolar, sacrificar)
verbo transitivo

1. Dar golpe ou golpes em; fazer ferida em.

2. Travar (combate).

3. Fazer soar. = TANGER, TOCAR

4. Ofender.

5. Impressionar.

6. Causar sensação a.

7. Punir.

8. Articular.

9. Pronunciar.

10. Prejudicar.

11. Dar de cheio em.

12. Agitar.

verbo intransitivo

13. Dar golpes.

14. Bater, tocar.

verbo pronominal

15. Fazer-se um ferimento.

16. Magoar-se, ressentir-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "ferem" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Muitas vezes nem é por mal, mas quando nos separamos ouvimos tantas coisas que ferem , que me ocorreu a tentativa de fazer um pequeno guia para evitar mais...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Os anos não me matam, não me ferem os meses, as horas não me guilhotinam..

Em Rua das Pretas

...lembra que os reajustes nos preços dos combustíveis promovidos pela Petrobras, sem explicações adequadas, ferem inclusive determinações do CDC (Código de Defesa do Consumidor)..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...no azulão do mar, do abanar dos cabelos ou do colorido das vestes que ferem pela nostalgia e ventura que emerge das suas feições que outros, poucos, igualmente fizeram...

Em CAMPAINHA ELÉCTRICA

...de certeza um Fábio Vieira (pálido, etéreo e tão leve que os pitons nem ferem a relva) e um Dorsch, aquele descendente dos gigantes genesíacos, barbudo como um bárbaro..

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Nas frases que se seguem estará correcta a repetição da preposição por? 1. O acordo foi assinado pelo ministro português da Agricultura e pelo seu homólogo angolano. 2. A decisão para apoiar uma candidatura comum foi igualmente aprovada pelas organizações regionais africanas, pela União Africana, pelo Conselho dos Assuntos Económicos e Sociais e pela maior parte dos governos africanos.
Nas frases referidas, a preposição por está correctamente utilizada, pois trata-se de construções passivas (foi assinado e foi aprovada são formas do pretérito perfeito de assinar e aprovar, na voz passiva). Os sintagmas introduzidos pela preposição por (nas formas pelo, pelas ou pela, resultantes da contracção com os artigos o, as ou a) correspondem ao agente da passiva. Nos exemplos acima, este agente da passiva é complexo, isto é, é constituído por duas ou mais partes coordenadas pela conjunção e:

1. O acordo foi assinado pelo ministro português da Agricultura e pelo seu homólogo angolano.
2. A decisão para apoiar uma candidatura comum foi igualmente aprovada pelas organizações regionais africanas, pela União Africana, pelo Conselho dos Assuntos Económicos e Sociais e pela maior parte dos governos africanos.

Nestes casos, a omissão da preposição pode gerar dificuldades de interpretação ou mesmo agramaticalidade.




Gostaria de saber se devemos pronunciar entre mim e ele ou entre eu e ele.
Quando os pronomes pessoais não desempenham a função de sujeito numa frase ou oração ou em complementos iniciados por preposição, devem ser usadas as formas oblíquas (mim, ti, si, etc.) e não as formas rectas (eu, tu, ele, etc.). Assim, deverá escrever entre mim e ele, bem como entre nós e ti, entre ti e mim, etc., em detrimento de *entre eu e ele, *entre eu e tu, etc.
pub

Palavra do dia

vi·ei·ra vi·ei·ra


(latim veneria, -ae)
nome feminino

1. [Zoologia]   [Zoologia]  Molusco bivalve (Pectem maximus), da família dos pectinídeos, com uma valva vermelha e a outra branca.

2. Concha desse molusco.

3. [Religião católica]   [Religião católica]  Concha de romeiro, em especial dos romeiros de Santiago de Compostela. = VENERA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ferem [consultado em 25-07-2021]