Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

feltrar

feltrarfeltrar | v. tr. | v. intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fel·trar fel·trar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Estofar; encher de feltro.

2. Fazer feltro de.

verbo intransitivo

3. Fabricar feltro.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

fazer bolas feltradas ( feltrar a lã demora o seu tempo), pequei noutra ideia que vi noutros sites (por...

Em familiade5.blogs.sapo.pt

...desenhos, vai precisar de um bastidor de bordar, lãs penteadas, feltro e agulhas para feltrar ..

Em mundodesofia.pt

Vai ao pisão para lavar e feltrar , depois à máquina de cardar, que lhe puxa o pelo, sendo por fim...

Em Paulo Fatela

...91A , Lisboa Traga 2 mechas de 30gr cada de Lã Merino (Lã para Feltrar ) e 2 sabonetes Transportes Metro: Anjos Autocarros: 708, 712, 726, 730, 740 Eléctrico:...

Em Lisboa-Ideal

e apertado, dando-lhe também mais consistência e compactagem) para lavar e feltrar , depois vai à carda (pente com dentes compridos e que serve para desembaraçar)...

Em avidaportuguesa.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O verbo intervir conjuga-se da mesma forma que o verbo vir? Sendo assim, qual é o seu particípio passado (caso tenha)?
O verbo intervir conjuga-se como o verbo vir, com a particularidade de se grafar com acento agudo na segunda e terceira pessoas do presente do indicativo (intervéns, intervém); esta particularidade é comum a todos os outros verbos derivados de vir ou do verbo latino venire (são os casos, por exemplo, de advir, avir, convir, desconvir, devir, provir, sobrevir). O particípio passado destes verbos também segue o paradigma de vir/vindo, sendo então intervindo o particípio passado de intervir (ex.: tinha intervindo brilhantemente no debate). Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de conjugação seguindo a hiperligação para o verbo intervir no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e clicando em seguida na opção Conjugar que se encontra imediatamente acima da definição do verbo.



Será que os senhores poderiam explicar porque no português europeu a locução verbal haver de + infinitivo não traz hífen (havemos de ...)?
No português europeu, por convenção e conforme o disposto na Base XXXI do Acordo Ortográfico de 1945, o verbo haver só deve ser ligado por hífen à preposição de nas suas formas monossilábicas, isto é, nas formas que têm apenas uma sílaba (hei-de, hás-de, há-de, hão-de). As restantes formas (em que se inclui havemos) não deverão ser ligadas por hífen.

Esta situação altera-se apenas com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, pois a Base XVII prevê a eliminação do hífen nas formas monossilábicas do verbo haver seguidas da preposição de (hei de, hás de, há de, hão de).

pub

Palavra do dia

sex·tar |eis|sex·tar |ês|


(sexta[-feira] + -ar)
verbo intransitivo

1. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Ser sexta-feira, véspera de fim-de-semana (ex.: já falta pouco para sextar).

2. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Aproveitar a diversão ou o descanso associados a esse período (ex.: bora sextar com a gente; hoje eu vou sextar em casa, e vocês?).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/feltrar [consultado em 27-05-2022]