PT
BR
Pesquisar
Definições



fecundamente

A forma fecundamentepode ser [derivação de fecundofecundo] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fecundamentefecundamente
( fe·cun·da·men·te

fe·cun·da·men·te

)


advérbio

De modo fecundo.

etimologiaOrigem etimológica:fecundo + -mente.
fecundofecundo
( fe·cun·do

fe·cun·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem em si a força de produzir muito. = PROLÍFERO, PROLÍFICOIMPROLÍFERO, IMPROLÍFICO

2. Que não é estéril. = FÉRTILINFÉRTIL

3. Que desperta ou desenvolve a faculdade de produzir.

4. Que produz muito. = FERAZ, FÉRTIL, PRODUTIVOESTÉRIL, INFECUNDO, INFÉRTIL, INFRUTÍFERO

5. Que dispõe de artifícios, de recursos. = CRIATIVO, IMAGINATIVO, INVENTIVO, RICO

6. Que apresenta abundância (ex.: texto fecundo em erros). = ABUNDANTE, FARTO, RICOCARENTE, FALTO, POBRE

etimologiaOrigem etimológica:latim fecundus, -a, -um.
Confrontar: facundo.


Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.