Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
fascismofascismo | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fas·cis·mo fas·cis·mo
(italiano fascismo)
substantivo masculino

1. [História]   [História]  Regime e movimento político em Itália que tinha por emblema os fasces, e terminou após a Segunda Grande Guerra depois de vários incidentes, num dos quais foi morto o seu chefe Mussolini (1883-1945).

2. [Política]   [Política]  Tendência para o excesso de autoritarismo ou para o controlo ditatorial.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "fascismo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



Qual é o correto: tranqüilo ou tranquilo? E qual é a fonética, como se pronuncia esta palavra corretamente?
Ambas as formas tranquilo e tranqüilo estão correctas: a primeira de acordo com a norma europeia do português e a segunda de acordo com a norma brasileira, mas só até à entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, que suprime o trema em palavras portuguesas ou aportuguesadas, conservando-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

As duas formas lêem-se da mesma maneira, sendo o u pronunciado, ao contrário do que acontece com o u da palavra quilograma, por exemplo. A diferença gráfica reside na utilização do trema sobre o u, vigente no Brasil antes do Acordo Ortográfico de 1990, mas não em Portugal, para indicar que o u se pronuncia depois de g ou q.

Poderá encontrar mais informações sobre este assunto nas respostas uso do trema e supressão do trema.

pub

Palavra do dia

pa·ne·lo pa·ne·lo
(alteração de panela)
substantivo masculino

1. Tacho de barro. = PÚCARO

2. [Portugal: Madeira]   [Portugal: Madeira]   [Culinária]   [Culinária]  Designação dada a um cozido tradicional do Seixal, na Madeira, feito com carne, enchidos e legumes.

3. Ruído de respiração dificultada por mucosidade nos brônquios ou na laringe. = CASCALHEIRA, PIEIRA

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/fascismo [consultado em 26-01-2020]