Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

fallow

Palavra não encontrada. Se procurava uma das palavras seguintes, clique nela para consultar a sua definição.
falcoa (norma brasileira)
falcoe (norma brasileira)
faltou (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico)

Caso a palavra que procura não seja nenhuma das apresentadas acima, sugira-nos a sua inclusão no dicionário.
pub

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual a origem da palavra "Oporto" que habitualmente é usada para referenciar a cidade do Porto, Portugal. Obrigado
A origem da palavra inglesa Oporto reside expressão portuguesa "o Porto". O artigo definido o precede quase sempre o nome desta região do Norte de Portugal (ex.: a família mudou-se para o Porto; as gentes do Porto são muito acolhedoras), daí que pareça (ou tenha parecido), a ouvidos estrangeiros, como uma só palavra.



No dicionário encontramos duas definições para a palavra molho. Essas duas palavras não se lêem da mesma forma (numa a primeira vogal lê-se /ó/ e na outra lê-se /ô/). A minha dúvida é se no plural essa diferença também se encontra ou se por ser no plural se lêem da mesma maneira (sendo a primeira vogal lida como /ó/).
A diferença que se regista entre o singular de molho /ô/ (“calda”) e molho /ó/ (“feixe”) mantém-se no plural: molhos /ô/ (“caldas”) e molhos /ó/ (“feixes”) são as pronúncias correctas. Nestes casos não existe alternância vocálica entre o singular e o plural. A este respeito, veja-se também a resposta plural com alteração do timbre da vogal tónica.

Palavra do dia

he·be·tu·de he·be·tu·de


(latim hebetudo, -inis)
nome feminino

Estado do que está entorpecido. = ENTORPECIMENTO, HEBETAÇÃO, HEBETAMENTO, LETARGIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/fallow [consultado em 12-04-2021]