Significado de exilas-vo-las

    A forma exilas-vo-lasé [segunda pessoa singular do presente do indicativo de exilarexilar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    exilarexilar
    |z| |z|
    ( e·xi·lar

    e·xi·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Condenar a ou impor-se um exílio.

    2. Mandar para fora ou sair da pátria. = EXPATRIAR

    3. Retirar ou fugir da convivência; mandar ou ir viver para lugar remoto ou desviado.

    etimologiaOrigem:exíl[io] + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "exilas-vo-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    exile | adj. 2 g.

    Pobre; exíguo; mesquinho....


    petalismo | n. m.

    Ostracismo que se praticava em Siracusa, escrevendo em folhas de oliveira o nome da pessoa que se queria exilar....


    proscrito | adj. | n. m.

    Que sofreu proscrição....


    degredado | adj. n. m.

    Que ou quem foi condenado a ou está a cumprir degredo ou pena de expulsão da pátria ou da terra onde reside....


    exilado | adj. n. m.

    Que ou aquele que sofre a pena do exílio....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "exilas-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?


      Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
      Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
      Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.