Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

exeunt

exeuntexeunt | interj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

exeunt |ècsèúnte|


(palavra latina que significa "saem")
interjeição

[Teatro]   [Teatro]  Palavra que se emprega às vezes nas peças de teatro para indicar que várias personagens saem de cena.

Confrontar: exit.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Exeunt

Em luís soares

Exeunt , bearing off the dead bodies;;

Em Abaixo de C

[ Exeunt [all but Hamlet]..

Em nhzqohg.blogs.sapo.pt

[ Exeunt [all but Hamlet]..

Em jczhfxk.blogs.sapo.pt

O país à beira sei lá do quê e vocês nestas merdas, pá! Sim, olhem para estas pesquisas-Google que vieram dar ao Blog do Jacaré ultimamente: - comunista come criançinha - ratazana mortas - ricky van wolfswinkel naked - cadaveis a serem lavados na casa mortuaria - prostituta mijando na berma da estrada - gaspar rio ave - …

Em oblogdojacare.wordpress.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Procurei o substantivo airela (que, acredito, refere-se a uma fruta vermelha, muito comum aqui na Suécia - em sueco chama-se "lingon"). Vi em alguns lugares como "airela vermelha", mas a palavra "airela" não consta em seu dicionário. Será que existe e será que pertence mesmo à língua portuguesa?
A palavra airela surge registada em alguns dicionários e vocabulários de língua portuguesa, nomeadamente no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e designa um tipo de baga vermelha do género Vaccinium. É muito grande a variedade de espécies de bagas que pertencem a este género e as designações vulgares para elas são variadas, como, por exemplo, arando ou arando vermelho.



A dúvida é se o verbo parabenizar necessita de uma preposição. No caso seria "o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU" ou "o Banco real parabeniza aos ingressantes à UFU"?
O verbo parabenizar, tal como os seus sinónimos congratular ou felicitar, é transitivo directo, conforme regista o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Por outras palavras, este verbo utiliza-se imediatamente seguido de complemento directo, sem preposição, pelo que a frase correcta é o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU. A confusão pode advir do facto de parabenizar ser parafraseável por dar os parabéns a, expressão que não dispensa a preposição, como se pode verificar pela seguinte substituição: o Banco real dá os parabéns aos ingressantes na UFU.
pub

Palavra do dia

mar·ci·á·ti·co mar·ci·á·ti·co


(latim martiaticus, -a, -um, marcial, militar)
adjectivo
adjetivo

Relativo ao planeta Marte. = MARCIANO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/exeunt [consultado em 28-11-2022]