Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

esquizo-

esquizo-esquizo- | elem. de comp.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

esquizo- esquizo-


(grego skhízô, -ein, separar, dividir)
elemento de composição

Exprime a noção de divisão, desagregação (ex.: esquizogamia).

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Minerva Reynosa algo que se traza esquizo se divide suponer antes ha entredicho puritano elemento marginal: sí algo que se desenha dual se divide supondo antes há o entredito puritano elemento marginal: sim

Em Viva a Poesia

vicissitudes (viciosas-atitudes) & idiossincrasias (reservadas às minhas idionomias). Isto é: faço sopa nova na panela-média. Como presigo, tenho riqueza de unha, chispe & chouriço porcinos. Bom azeite transmontano. A coisa compõe-se, agora que anoitece antes das dezoito horas. Lá fora, no mundo esquizo

Em daniel abrunheiro

momento de alegria a outro. O riso, e não o significante. O riso- esquizo ou a alegria revolucionária é o que sobressai dos grandes livros, ao invés de angústias de nosso pequeno narcisismo ou terrores de nossa culpabilidade. Pode-se chamar isso de 'cômico do além-do-humano', ou então 'palhaço de Deus', há

Em Um túnel no fim da luz

friso que eu fiz a lei Submisso ou postiço nisto é um riso nem Venhas com isso que é esquizo vires contra o rei Sempre em campo e sigo o rumo como antes Por amor mas quero verdes tipo Bruno Fernandes Número 10 'tou a pisar reais tipo é Bernabéu Sem troféus o que cai do céu Não faz diamantes (get it) Sa

Em musicportugal.pt

Amanhã, finalmente, a UE decide o que fazer em matéria de fronteiras. Hoje, domingo, Costa e Sánchez estão a alinhavar, por videoconferência, o que fazer na fronteira entre Portugal e Espanha. O controlo terrestre, iniciado ontem, não chega. A ver vamos. Neste momento, o espaço Schengen é uma miragem. Vários países europeus…

Em Da Literatura
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber como se escreve um valor quebrado de porcentagem por extenso. Pois se 10% eu escrevo "dez por cento", então como eu escreveria 10,30%?
Para escrever por extenso um número inteiro seguido de um valor fraccionário decimal (ex.: 10,30%), poderá referir a vírgula por extenso (ex.: dez vírgula trinta por cento ou dez vírgula três por cento) ou, alternativamente (e esta será uma forma menos usual), utilizar os numerais fraccionários a seguir aos numerais cardinais (ex.: dez e trinta centésimos por cento ou dez e três décimos por cento). Nesta última hipótese, pode ainda ser usado o adjectivo inteiro para melhor distinguir os numerais cardinais dos fraccionários (ex.: dez inteiros e trinta centésimos por cento ou dez inteiros e três décimos por cento) ou ainda utilizar o adjectivo percentual em vez da locução por cento (ex.: dez e trinta centésimos percentuais; dez e três décimos percentuais). Perante as várias possibilidades, é de referir que a opção tomada deverá ser mantida ao longo de um mesmo texto, sempre que referir este tipo de números, por uma questão de coerência textual.



Gostaria de saber qual a definição correta para uma ação tomada sobre um determinado assunto ou fato que ocorreu e que já tenha sido resolvido. A ação tomada foi eficaz ou a ação tomada foi eficiente?
Eu sei que existe uma classificação para tal. A ação tomada pode ter sido eficiente porém não eficaz ou eficaz porém não eficiente?
Os adjectivos eficaz e eficiente são sinónimos em várias acepções, pelo que não existe a diferença que refere entre as duas palavras.

Geralmente utiliza-se o adjectivo eficiente para qualificar pessoas e eficaz para qualificar nomes abstractos, como acções ou processos, apesar de esta distinção não ser muito rígida.

Na frase que refere, o mais usual seria utilizar o adjectivo eficaz (A acção tomada foi eficaz), mas não estaria errada se utilizasse o adjectivo eficiente.

pub

Palavra do dia

ses·qui·pe·dal ses·qui·pe·dal


(latim sesquipedalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem pé e meio de comprido.

2. [Jocoso]   [Jocoso]  Que é muito grande (ex.: ignorância sesquipedal; versos sesquipedais).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/esquizo- [consultado em 23-01-2022]