PT
BR
Pesquisar
Definições



espreguiçara

Será que queria dizer espreguiçará?

A forma espreguiçarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de espreguiçarespreguiçar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de espreguiçarespreguiçar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
espreguiçarespreguiçar
( es·pre·gui·çar

es·pre·gui·çar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tirar a preguiça a.


verbo pronominal

2. Estirar os braços ou as pernas, por indolência ou sono. = PANDICULAR

3. [Figurado] [Figurado] Espraiar-se; alastrar-se.

etimologiaOrigem etimológica:es- + preguiça + -ar.
espreguiçaraespreguiçara

Auxiliares de tradução

Traduzir "espreguiçara" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.



À custa ou às custas?
Ambas as locuções prepositivas à custa de e às custas de são possíveis e sinónimas (ex.: Ele vive à(s) custa(s) dos pais; Subiu na vida à(s) custa(s) de muito esforço), encontrando-se atestadas em dicionários recentes de língua portuguesa, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002).