PT
BR
Pesquisar
Definições



espigão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
espigãoespigão
( es·pi·gão

es·pi·gão

)
Imagem

Película de pele que se levanta junto à raiz da unha e que pode provocar dor ou inflamação.


nome masculino

1. Espiga grande.

2. Peça aguçada de ferro ou madeira para se cravar em parede, no chão, etc.

3. Película de pele que se levanta junto à raiz da unha e que pode provocar dor ou inflamação.Imagem = ESPIGA, RAIGOTA

4. Parte de uma peça que entra no furo de outra.

5. Pua; botaréu.

6. Aresta de muro, de monte. = CUMEADA

7. [Botânica] [Botânica] Planta (Bromus diandrus) da família das gramíneas, de caules cilíndricos e aristas direitas e ásperas. = FURA-CAPA, SARUGA, SERUGA

8. [Construção] [Construção] Ângulo formado pelo encontro das águas dos telhados sobre as tacaniças. = CUMEEIRA

9. [Engenharia] [Engenharia] Dique construído de forma oblíqua ou transversal na margem de um rio ou do mar, geralmente para conter ou desviar as águas ou os sedimentos. = ESPORÃO

10. [Marinha] [Marinha] Ferro agudo que se crava na extremidade superior dos mastaréus.

11. [Música] [Música] Peça em que se apoia o contrabaixo ou o violoncelo.Imagem

12. [Brasil] [Brasil] Edifício muito alto e com um grande número de andares, que destoa arquitetónica e urbanisticamente da zona envolvente (ex.: a área foi vendida e pode virar um espigão bem no centro da cidade).

etimologiaOrigem etimológica: espiga + -ão.
espigãoespigão

Auxiliares de tradução

Traduzir "espigão" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).