Significado de especasse-se-ma

    A forma especasse-se-mapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de especarespecar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de especarespecar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    especarespecar
    |pè| |pè|
    ( es·pe·car

    es·pe·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Suster com espeques ou coroas.

    2. Amparar.

    verbo intransitivo e pronominal

    3. [Informal] [Informal] Ficar imóvel ou firme como espeque. = ESTACAR, PARAR

    etimologiaOrigem:espeque + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    escora | n. f.

    Trave ou peça de ferro que ampara ou sustém....


    enfusta | n. f.

    Espeque oblíquo....


    finca | n. f.

    Peça para sustentar ou escorar....


    caiçara | n. f. | n. m. | n. 2 g.

    Cerca de proteção à volta de uma aldeia indígena....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "especasse-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?