Significado de esgazear-se-nos

    A forma esgazear-se-nospode ser [infinitivo de esgazearesgazear], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de esgazearesgazear], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de esgazearesgazear], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de esgazearesgazear] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de esgazearesgazear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    esgazearesgazear
    ( es·ga·ze·ar

    es·ga·ze·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Abrir muito (ex.: esgazear os olhos).

    2. Dar uma expressão desvairada ou perturbada (ex.: esgazear o olhar).

    verbo intransitivo

    3. [Regionalismo] [Regionalismo] Perder a cor (ex.: a cor do quadro esgazeou). = DESVANECERINTENSIFICAR-SE

    etimologiaOrigem:talvez de es- + gázeo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    esgazeado | adj.

    Que perdeu a cor ou não tem cor viva (ex.: verde esgazeado)....


    esgazear | v. tr. | v. intr.

    Abrir muito (ex.: esgazear os olhos)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "esgazear-se-nos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Situemo-nos na área da arquitectura ou da engenharia civil. Imaginemos que falamos de uma tela retesada. Sob tensão. Será erro clamoroso (claro que, clamoroso ou não, pouco importa. Sendo erro...) Mas dizia eu: será erro nesse caso dizer e escrever "tela tensionada"?