PT
BR
Pesquisar
Definições



escapuliram-se

A forma escapuliram-sepode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de escapulirescapulir] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de escapulirescapulir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
escapulirescapulir
( es·ca·pu·lir

es·ca·pu·lir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Soltar-se, desprender-se das mãos de alguém como escorregando ou deslizando.

2. Fugir (burlando a vigilância).


verbo transitivo e intransitivo

3. Sair (aquilo que se queria reter).


verbo transitivo e pronominal

4. Deixar fugir ou sair.

etimologiaOrigem etimológica:origem controversa.

escapuliram-seescapuliram-se

Auxiliares de tradução

Traduzir "escapuliram-se" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.



As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).