PT
BR
    Definições



    erva-de-santa-bárbara

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    erva-de-santa-bárbaraerva-de-santa-bárbara
    ( er·va·-de·-san·ta·-bár·ba·ra

    er·va·-de·-san·ta·-bár·ba·ra

    )


    nome feminino

    [Botânica] [Botânica] Planta brassicácea (Barbarea vulgaris).

    etimologiaOrigem:erva + de + Santa Bárbara, antropónimo.
    vistoPlural: ervas-de-santa-bárbara.
    iconPlural: ervas-de-santa-bárbara.

    Secção de palavras relacionadas



    Dúvidas linguísticas


    Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
    Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
    Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.


    Como é correcto? Junta de Freguesia do Samouco ou Junta de Freguesia de Samouco?