Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

eripuit coelo fulmen sceptrumque tyrannis

eripuit coelo fulmen sceptrumque tyranniseripuit coelo fulmen sceptrumque tyrannis | loc.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

eripuit coelo fulmen sceptrumque tyrannis


(locução latina que significa "arrebatou o raio ao céu e o ceptro aos tiranos")
locução

Inscrição gravada no pedestal do político e cientista norte-americano Benjamin Franklin (1706-1790), alusiva à sua descoberta do pára-raios e ao seu papel histórico nas lutas pela liberdade.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Uma dúvida que tenho é sobre a expressão "um outro". No Word, o corretor ortográfico sempre interfere quando a utilizo, dizendo-me para substituí-la por apenas "outro". É errada essa expressão?
Relativamente à expressão "um outro" (ex.: é preciso ver a questão sob um outro prisma) que o seu corrector do Word assinala como erro, sugerindo a substituição por apenas “outro”, trata-se antes de um caso de redundância, do foro da estilística. Estamos perante a sequência de duas classes gramaticais com o mesmo valor indefinido, ou seja, ambas deixam indeterminada uma identidade em particular, pelo que a primeira, mas não a segunda, pode ser omitida sem perda de significado (ex.: é preciso ver a questão sob outro prisma). Nem sempre estes casos de redundância são sentidos como erros por todos os falantes, sobretudo quando não interferem com a clareza do discurso ou quando visam marcar determinada ênfase, pelo que, em última instância, o seu uso depende da sensibilidade linguística de cada falante.



Consultoria é um termo português ou o correcto seria consultadoria?
Tanto a forma consultoria (do latim consultor, -oris “conselheiro, aconselhador, consultante”) como consultadoria (do latim consultator, -oris “consulente, aquele que pede conselho a jurista”) são termos portugueses, registados, para além do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, noutros dicionários de língua portugueses, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Verbo/Academia das Ciências de Lisboa e o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora. Dicionários brasileiros como o Dicionário Aurélio Século XXI ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa contemplam apenas o termo consultoria, o que pode indicar, aliado à sua menor frequência em corpora e em motores de pesquisa, que consultadoria se trata de uma forma menos usada, pelo menos no Brasil.
pub

Palavra do dia

in·tru·jão in·tru·jão


(intrujar + -ão)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

1. Que ou aquele que engana, intruja. = ALDRABÃO, BURLÃO, IMPOSTOR, TRAPACEIRO

2. [Brasil]   [Brasil]  Que ou o que recebe o produto de um furto para o vender.


SinónimoSinônimo Geral: INTRUJA

Feminino: intrujona.Feminino: intrujona.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/eripuit%20coelo%20fulmen%20sceptrumque%20tyrannis [consultado em 10-05-2021]