PT
BR
Pesquisar
Definições



entubara

Será que queria dizer entubará?

A forma entubarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de entubarentubar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de entubarentubar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
entubarentubar
( en·tu·bar

en·tu·bar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Dar ou tomar a forma de tubo (ex.: entubou a chapa metálica; a folha entubou-se).


verbo transitivo

2. Pôr dentro de um tubo (ex.: máquina de entubar tabaco; entubar o gás).

3. [Medicina] [Medicina] Introduzir um tubo por um canal ou uma cavidade natural, geralmente pela traqueia, para permitir a circulação de ar, ou através do esófago, para permitir alimentação ou esvaziar o conteúdo do estômago (ex.: entubar um paciente). = INTUBAR

4. [Brasil, Calão] [Brasil, Tabuísmo] Penetrar com o pénis.


verbo transitivo e intransitivo

5. [Desporto] [Esporte] No surfe, passar por dentro da onda, no buraco que se forma quando a crista da onda atinge a base (ex.: o surfista teve dificuldade em entubar a onda; aprendeu novas técnicas para entubar).

etimologiaOrigem etimológica:en- + tubo + -ar.
Confrontar: enturbar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "entubara" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Na frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa estou em dúvida quanto ao uso da palavra único no plural.
O substantivo defeito é masculino (ex.: o copo tem um defeito) e o adjectivo único concorda em género e número com o substantivo que modifica (ex.: nestas férias não leu um único livro, vendeu as únicas jóias que possuía), pelo que a frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa está correcta.