PT
BR
Pesquisar
Definições



entoava

A forma entoavapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de entoarentoar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de entoarentoar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
entoarentoar
( en·to·ar

en·to·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Começar a cantar (para que os outros continuem no mesmo tom).

2. [Figurado] [Figurado] Encaminhar, dirigir.


verbo intransitivo

3. Seguir a entoação (de outrem).

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Diz-se do furão que, entrando na lura ou cova de um coelho, não sai de lá.

5. Alapar-se.

6. Parar assustado.

7. Embaçar; entupir.

etimologiaOrigem etimológica: latim intono, -are, trovejar, fazer ruído, ressoar, retumbar.
entoavaentoava

Auxiliares de tradução

Traduzir "entoava" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?
Como é referido no verbete você do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, este pronome e as suas flexões funcionam como forma de tratamento de 2.ª pessoa (equivalente a tu / vós), mas obrigam à concordância do verbo com a 3.ª pessoa (equivalente a ele / eles). Por essa razão, usa-se você irá, vocês irão e não *você irás, *vocês ireis (o asterisco indica agramaticalidade).



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).