Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

enriquecer

enriquecerenriquecer | v. tr. | v. intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

en·ri·que·cer |ê|en·ri·que·cer |ê|

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Tornar rico.

2. [Figurado]   [Figurado]  Engrandecer; aumentar.

3. Ilustrar; melhorar (as condições).

verbo intransitivo

4. Tornar-se rico; adquirir fortuna.

5. [Figurado]   [Figurado]  Adquirir melhores condições ou propriedades.


SinónimoSinônimo Geral: ENRICAR

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais

comunidades paroquiais, porque, escreveu, "as duas formas de uso do Rito Romano poderiam enriquecer -se mutuamente"..

Em Blog da Sagrada Família

A escrita enriquece quem escreve e deve também enriquecer quem lê..

Em De Rerum Natura

exultante valorização pessoal, um conhecido cultor de artes várias de muito enriquecer monetariamente a sua avantajada bolsa e melhor cultivar o engenho de captar a confiança...

Em A Quinta Lusitana

Acredito que contribuí para enriquecer a história da época 2020/21 e por isso saio de consciência tranquila", descreveu..

Em futebol matosinhos

estimular a criação do Museu Histórico do município e enriquecer a história do município, que tem pouco mais de 26 mil habitantes..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.




Qual a forma correcta de se pronunciar a palavra dezoito?
Apesar de o ditongo oi ser na maior parte dos casos pronunciado com o o fechado (como em boi ou moita), esse ditongo na palavra dezoito, no português de Portugal, é frequentemente produzido com o o aberto (como em rói ou herói). No entanto, este facto não invalida que, em algumas regiões de Portugal e no Brasil, seja também pronunciado com o o fechado. Ambas as pronúncias são adequadas, não havendo uma mais correcta que outra.
pub

Palavra do dia

al·ma·ço al·ma·ço


(português antigo a lo maço)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Diz-se de ou espécie de papel grosso.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/enriquecer [consultado em 26-07-2021]