Significado de enforque-se-lha

    A forma enforque-se-lhapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de enforcarenforcar], [terceira pessoa singular do imperativo de enforcarenforcar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de enforcarenforcar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    enforcarenforcar
    ( en·for·car

    en·for·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar morte a (alguém) na forca.

    2. Estrangular.

    3. [Figurado] [Figurado] Vender por pouco mais de nada.

    4. Esbanjar.

    5. Dizer adeus a (coisa que se tinha em apreço).

    verbo pronominal

    6. Matar-se por enforcamento.

    7. [Figurado] [Figurado] Sacrificar-se.

    verbo transitivo e intransitivo

    8. [Brasil] [Brasil] Não ir ao trabalho ou à escola, geralmente em dia útil situado entre dois feriados ou entre um feriado e um fim-de-semana (ex.: alguns alunos enforcaram a sexta-feira).

    etimologiaOrigem:en- + forca + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "enforque-se-lha" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    uva | n. f.

    O fruto da videira....


    uveira | n. f.

    Árvore a que se prende a vinha de enforcado....


    vinha | n. f.

    Terreno plantado de videiras....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "enforque-se-lha" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Qual o substantivo da família de estancar? No dicionário surge estancamento, no entanto encontro vários textos técnicos que referem estanqueidade. E estanquicidade, é a mesma coisa?


      Em pesquisa no Dicionário Priberam sobre a palavra "transsexualidade" reparei que me é sugerida a forma "transexualidade" e reparei que pode haver sugestão de inclusão de palavra que não conste no dicionário. Venho então sugerir, e questionar sobre o uso correto da palavra, que transsexualidade e seus derivados sejam incluídos neste dicionário. Já encontrei diversas vezes uso de transsexualidade, inclusive no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (2004), que indica as duas palavras como corretas, seja "transexualidade", seja "transsexualidade". Com efeito, toda a vida tenho ouvido a palavra como /trâns-sèxuál/ e são raras as vezes que oiço /trâncèxuál/. Daí acreditar que a forma correta de se escrever a palavra, ou pelo menos aceitável, é a de a escrever com dois esses. Se eu escrever a palavra com um esse soa-me mal, pois eu não a pronuncio dessa forma. Poderão ajudar-me com esta questão? E será possível a inclusão de "transsexual"?