PT
BR
Pesquisar
Definições



endémico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
endémicoendêmico
( en·dé·mi·co

en·dê·mi·co

)


adjectivoadjetivo

1. [Biologia] [Biologia] Que é exclusivo de determinada região (ex.: espécie endémica).

2. [Medicina] [Medicina] Relativo a endemia ou doença frequente nos habitantes de uma região ou localidade (ex.: doença endémica; vírus endémico).

3. Particular a um povo ou região (ex.: problema endémico).

etimologiaOrigem etimológica: endemia + -ico.
grafiaGrafia no Brasil:endêmico.
grafiaGrafia no Brasil:endêmico.
grafiaGrafia em Portugal:endémico.
grafiaGrafia em Portugal:endémico.
endémicoendémico

Auxiliares de tradução

Traduzir "endémico" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.