PT
BR
Pesquisar
Definições



encarregue

A forma encarreguepode ser [masculino e feminino singular particípio passado de encarregarencarregar], [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de encarregarencarregar], [terceira pessoa singular do imperativo de encarregarencarregar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de encarregarencarregar] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
encarregueencarregue
( en·car·re·gue

en·car·re·gue

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se encarregou ou que recebeu um encargo. = ENCARREGADO

etimologiaOrigem etimológica:particípio de encarregar.
encarregarencarregar
( en·car·re·gar

en·car·re·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:abundante.


verbo transitivo e pronominal

1. Dar encargo a ou tomar a seu cargo. = INCUMBIR


verbo transitivo

2. Impor como dever ou obrigação. = ONERAR, OPRIMIR

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: DESENCARREGAR

etimologiaOrigem etimológica:en- + carregar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "encarregue" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).




Qual o texto correcto: peço-lhe para ele cá vir ou peço para ele cá vir?
Ambas as frases que refere estão correctas.

Na primeira, o verbo selecciona um complemento indirecto (o pronome oblíquo lhe) e um complemento directo sob a forma de oração completiva com valor nominal (para ele cá vir). Na segunda, o verbo pedir está a ser usado como transitivo directo, pois selecciona apenas o complemento directo.

Como o verbo pedir pode ser usado como transitivo directo (seleccionando apenas um complemento directo, como em pediu um café), transitivo indirecto (seleccionando apenas um complemento indirecto, como em pediu pelas vítimas da catástrofe) ou bitransitivo (seleccionando um complemento directo e um indirecto, como em pediu um café ao empregado), ambas as frases encontram-se correctamente formadas.