PT
BR
Pesquisar
Definições



encarregados

A forma encarregadospode ser [masculino plural de encarregadoencarregado] ou [masculino plural particípio passado de encarregarencarregar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
encarregarencarregar
( en·car·re·gar

en·car·re·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:abundante.


verbo transitivo e pronominal

1. Dar encargo a ou tomar a seu cargo. = INCUMBIR


verbo transitivo

2. Impor como dever ou obrigação. = ONERAR, OPRIMIR

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: DESENCARREGAR

etimologiaOrigem etimológica:en- + carregar.
encarregadoencarregado
( en·car·re·ga·do

en·car·re·ga·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se encarregou.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou quem tem um encargo, uma incumbência.


nome masculino

3. Pessoa que dirige um trabalho ou uma exploração na ausência do patrão, do empreiteiro, do mestre, etc.

4. O mesmo que encarregado de educação.


encarregado de educação

Indivíduo que acompanha o aproveitamento escolar de um menor de idade (ex.: a justificação da falta está assinada pelo encarregado de educação).

encarregado de negócios

[Política] [Política]  Membro do corpo diplomático que, na ausência de um embaixador, representa o seu país junto de uma nação estrangeira.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de encarregar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "encarregados" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




Qual o plural de refrão?
Como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra refrão forma os plurais irregulares refrães ou refrãos.