Significado de encabar-no-los

    A forma encabar-no-lospode ser [infinitivo de encabarencabar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de encabarencabar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de encabarencabar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de encabarencabar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de encabarencabar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    encabarencabar
    ( en·ca·bar

    en·ca·bar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Meter no aro ou alvado o cabo de.

    2. [Figurado] [Figurado] Meter, introduzir.

    3. [Portugal: Minho] [Portugal: Minho] Enganar.

    etimologiaOrigem:en- + cabo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "encabar-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    encavar | v. tr.

    Meter o ferrão ou cabo de ferramenta no olho do alvado....


    encabar | v. tr.

    Meter no aro ou alvado o cabo de....


    encabadouro | n. m.

    Abertura em que entra o cabo de qualquer instrumento ou utensílio de metal....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "encabar-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.