PT
BR
Pesquisar
Definições



emocione-a

A forma emocione-apode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de emocionaremocionar], [terceira pessoa singular do imperativo de emocionaremocionar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de emocionaremocionar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
emocionaremocionar
( e·mo·ci·o·nar

e·mo·ci·o·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Causar emoção.


verbo pronominal

2. Sentir emoção.

emocione-aemocione-a

Auxiliares de tradução

Traduzir "emocione-a" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.



Vi escrito saberia-o; não deverá ser sabê-lo-ia? A frase era se tivesse .......saberia-o.
Quando utiliza um pronome clítico (ex.: o, lo, me, nos) com um verbo no futuro do indicativo (ex.: oferecer-lhe-ei) ou no condicional, também chamado futuro do pretérito (ex.: oferecer-lhe-ia), deverá fazer a mesóclise, isto é, colocar o pronome clítico entre o radical do verbo (ex.: oferecer) e a terminação que indica o tempo verbal e a pessoa gramatical (ex.: -ei ou -ia). Assim sendo, a forma correcta é sabê-lo-ia.