PT
BR
Pesquisar
Definições



elogie

A forma elogiepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de elogiarelogiar], [terceira pessoa singular do imperativo de elogiarelogiar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de elogiarelogiar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
elogiarelogiar
( e·lo·gi·ar

e·lo·gi·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer o elogio ou manifestar opinião favorável em relação a algo ou alguém. = GABAR, LOUVARCENSURAR, EXPROBRAR, REPREENDER, VITUPERAR


verbo transitivo e intransitivo

2. Encontrar virtudes ou qualidades; avaliar positivamente (ex.: elogiar as medidas tomadas; ele sabe criticar, mas também elogia, quando as coisas estão bem feitas).

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: CRITICAR

etimologiaOrigem etimológica:latim elogio, -are, descrever brevemente, declarar, expor.

elogieelogie

Auxiliares de tradução

Traduzir "elogie" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Quero saber a origem da palavra "ló".
A palavra , na acepção “lado de onde sopra o vento”, entrou para o português através do francês lof, que por sua vez tem origem nórdica, talvez do neerlandês loef. Na acepção “tecido fino”, é de origem desconhecida e na acepção “instrumento musical” é de origem chinesa.