Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

elipses

fem. pl. de elipseelipse
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·lip·se e·lip·se


nome feminino

1. [Gramática]   [Gramática]  Omissão de uma ou mais palavras, geralmente sem prejudicar a clareza da frase.

2. [Geometria]   [Geometria]  Linha curva fechada produzida pela secção que um plano oblíquo ao eixo fez num cone recto.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "elipses" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...ler os poemas sem resistir a procurar um sentido lógico nos versos, preenchendo as elipses , ziguezagueando pela sintaxe, confortando o irracional com o racional..

Em Poesia & Lda.

seu trabalho pudesse ser premiado pela Academia Sueca: «Gostaria ela de cristais,/ grafite, elipses ??

Em De Rerum Natura

...apanhar a bola do outro lado, tirava cruzamentos como nunca ninguém antes dele, descrevendo elipses perfeitas na direção da cabeça dos seus avançados..

Em O INDEFECTÍVEL

...tantas vezes supomos às voltas do que fomos — esse campo resistindo — antes elipses retraídas com o tempo também cordas elásticas em mira ao que traçaste muito lá...

Em Alfinete d'Ama

...as fibras do bambu, que se revelam na forma de linhas escuras, círculos e elipses , conforme a direcionamento do corte..

Em VARAL de IDÉIAS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Haverá alguma forma alternativa de utilizar o verbo reaver, no pretérito perfeito do indicativo, usada correntemente, e que se possa aceitar, não sendo aquela que consta das gramáticas?
As únicas flexões correctas do verbo reaver no pretérito perfeito do indicativo são aquelas preconizadas nas gramáticas e dicionários de língua portuguesa (reouve, reouveste, reouve, reouvemos, reouvestes, reouveram). Poderá consultar a conjugação do verbo reaver no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Ele tem falta de à vontade? Correcto?
Como pode verificar nos verbetes à-vontade e vontade do Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, existem duas grafias possíveis: a grafia do substantivo masculino à-vontade, sinónimo de “descontracção” (ex.: O à-vontade dele era contagiante), e a grafia da locução adverbial à vontade, sinónimo de “sem constrangimento” (ex.: Sentiam-se à vontade na casa dos vizinhos) ou de “sem limites” (ex.: Comam à vontade). Assim sendo, a frase *Ele tem falta de à vontade está incorrecta, pois foi usada a grafia da locução (à vontade) quando devia ter sido usada a grafia do substantivo (à-vontade): Ele tem falta de à-vontade.
pub

Palavra do dia

xân·ti·co xân·ti·co


(xanto + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a ou que tem cor amarela ou amarelada (ex.: litíase xântica; peixes xânticos).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/elipses [consultado em 27-09-2022]