Significado de elencara-vo-los

    A forma elencara-vo-lospode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de elencarelencar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de elencarelencar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    elencarelencar
    ( e·len·car

    e·len·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Colocar em elenco ou lista (ex.: o presidente elencou os principais desafios da empresa para o próximo semestre). = CATALOGAR, ENUMERAR, LISTAR

    etimologiaOrigem:elenco + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "elencara-vo-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    elenco | n. m.

    Série escrita de nomes de pessoas ou coisas....


    futebolista | adj. 2 g. n. 2 g.

    Que ou quem pratica futebol....


    oscarizado | adj. n. m.

    Que ou quem ganhou um óscar (ex.: filme oscarizado; o elenco tem dois oscarizados)....


    gulague | n. m.

    Sistema de campos de concentração da União Soviética....


    capitular | v. tr. | v. intr.

    Combinar, contratar, mediante condições....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "elencara-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Na definição da palavra "vinil" (https://dicionario.priberam.org/vinil), no ponto 3 apresentam o seguinte texto:
      "Disco fonográfico feito desse material (ex.: tinha todos os vinis do seu músico preferido)."
      Ora, esta palavra (vinis) simplesmente não existe. Assim como é errado usar a palavra vinil para se referir a um disco de vinil. Vinil é apenas o material do qual os discos são feitos. O exemplo que apresentam é muito usado actualmente, mas infelizmente está incorrecto. Assim, o termo certo para se referir a este fonograma é "disco" ou "disco de vinil". Nunca "um vinil" e muito menos "os vinis".