PT
BR
Pesquisar
Definições



elefantões

A forma elefantõesé [derivação masculino plural de elefanteelefante].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
elefanteelefante
( e·le·fan·te

e·le·fan·te

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Grande mamífero terrestre, paquiderme da família dos proboscídeos, de pele rugosa, grande tromba flexível, com defesas de marfim que chegam a pesar mais de 70 quilos.


nome masculino

1. [Zoologia] [Zoologia] Grande mamífero terrestre, paquiderme da família dos proboscídeos, de pele rugosa, grande tromba flexível, com defesas de marfim que chegam a pesar mais de 70 quilos.Imagem


elefante branco

[Informal, Figurado] [Informal, Figurado] Aquilo que representa uma despesa grande e pouca utilidade ou valor (ex.: a obra é um elefante branco e será incomportável a médio prazo).

etimologiaOrigem etimológica:latim elephas, -antis ou elephantus, -i, do grego eléfas, -antos.

iconeConfrontar: olifante.
elefantõeselefantões


Dúvidas linguísticas



Diz-se parecido a ou parecido com? Por exemplo, parecido ao Pai ou parecido com o Pai? Ambas as formas estão correctas?
O adjectivo parecido pode ser regido, tal como o verbo parecer de que deriva, pelas preposições a e com. Assim, ambas as expressões que refere estão correctas, assim como correctas estão as frases parece-se ao pai e parece-se com o pai.



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.