Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
egoísmoegoísmo | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·go·ís·mo e·go·ís·mo
(francês égoïsme)
nome masculino

Amor exclusivo à pessoa e aos interesses próprios.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "egoísmo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.



Gostaria de saber a diferença entre as palavras "redonda" e "redondo" e na frase " a cerveja que desce redondo".
Na frase que refere, a palavra redondo é usada como advérbio e não como adjectivo.

Este uso adverbial do vocábulo redondo encontra-se registado no Dicionário Priberam, no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que o registam como sinónimo do advérbio redondamente, na acepção “de modo completo ou por inteiro”, sendo especialmente usado em coocorrência com o verbo cair (ex.: elas caíram redondo no chão, mas não se magoaram). Sendo advérbio, e tal como se pode verificar pelo exemplo, não flexiona nem em género nem em número. É provável que na frase a cerveja que desce redondo se pretenda estabelecer uma analogia entre o modo como “se cai redondo” e o modo como a cerveja “desce redondo”.

O uso adverbial de adjectivos é relativamente comum na língua portuguesa, sendo exemplo disso as palavras claro (ex.: o primeiro-ministro falou claro), directo (ex.: ela foi directo para Amesterdão), rápido (ex.: eles chegaram rápido a Lisboa) ou raro (ex.: a neve cai raro nesta cidade).

pub

Palavra do dia

em·bus·te·ar em·bus·te·ar - ConjugarConjugar
(embuste + -ear)
verbo transitivo

1. Enganar com embustes.

2. Enganar, mentir, iludir.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/ego%C3%ADsmo [consultado em 31-05-2020]