Significado de efetivem-se-te

    A forma efetivem-se-tepode ser [terceira pessoa plural do imperativo de efectivarefetivarefetivar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de efectivarefetivarefetivar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    efectivarefetivarefetivar
    |èt| |èt| |èt|
    ( e·fec·ti·var e·fe·ti·var

    e·fe·ti·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Tornar ou tornar-se efetivo ou real. = REALIZAR

    2. Nomear para ou passar a pertencer a um quadro profissional que não é provisório ou temporário.

    etimologiaOrigem:efetivo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: efetivar.
    sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: efectivar.
    grafiaGrafia no Brasil:efetivar.
    grafiaGrafia em Portugal:efectivar.

    Histórico de pesquisas

    A palavra "efetivem-se-te" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Em algumas das situações abaixo podemos deixar de colocar crase?
      1) o evento será das 8 h as 10 h.
      2) o evento será de 8 às 10 h.
      A minha dúvida é em função de já ter visto em curso de Português que, quando se usa a contração da preposição de mais o artigo a, não se usa crase na frase citada como exemplo.