Significado de eclodira-se-mo

    A forma eclodira-se-mopode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de eclodireclodir] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de eclodireclodir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    eclodireclodir
    ( e·clo·dir

    e·clo·dir

    )
    Conjugação:irregular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Aparecer; surgir; rebentar; desabrochar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "eclodira-se-mo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    eclodido | adj.

    Que eclodiu (ex.: crise eclodida; ovos eclodidos)....


    eclodir | v. intr.

    Aparecer; surgir; rebentar; desabrochar....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "eclodira-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Si e consigo só podem ter valor reflexivo ou podem ser usados quando nos dirigimos a alguém a quem tratamos por "você"? Em relação a para si e consigo, já ouvi dizer que só têm valor reflexivo, não sendo substituíveis por "para o senhor"/"com o senhor", mas sim como "para o senhor mesmo" / "com o senhor mesmo".