PT
BR
Pesquisar
Definições



dominicana

A forma dominicanapode ser [feminino singular de dominicanodominicano] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
dominicanadominicana
( do·mi·ni·ca·na

do·mi·ni·ca·na

)


nome feminino

Religiosa da congregação de São Domingos.

etimologiaOrigem etimológica:feminino de dominicano.
dominicano1dominicano1
( do·mi·ni·ca·no

do·mi·ni·ca·no

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

[Religião católica] [Religião católica] Relativo à ordem de São Domingos ou frade dessa ordem religiosa. = DOMÍNICO

etimologiaOrigem etimológica:latim [Sanctus] Dominicus, antropónimo [São Domingos] + -ano.
dominicano2dominicano2
( do·mi·ni·ca·no

do·mi·ni·ca·no

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo ou pertencente à República Dominicana.


nome masculino

2. Natural, habitante ou cidadão da República Dominicana.

etimologiaOrigem etimológica:talvez do espanhol dominicano.
dominicano3dominicano3
( do·mi·ni·ca·no

do·mi·ni·ca·no

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo ou pertencente a qualquer localidade chamada São Domingos.


nome masculino

2. Natural ou habitante dessa localidade.

etimologiaOrigem etimológica:[São] Domingos, topónimo + -ano.

Auxiliares de tradução

Traduzir "dominicana" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



Gostaria de esclarecer a dúvida seguinte: o predicado de uma frase pode ou não conter outros elementos como complementos directo e indirecto, circunstanciais, atributo, predicativo do sujeito? Pelo que leio na gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra e em outras parece que sim, mas surgiram dúvidas sobre o assunto na minha escola.
O predicado é um conceito complexo. No entanto, e especialmente quando é o ensino e a explicitação da língua o que está em causa, é necessário definir conceitos operatórios. Assim, pode dizer-se que o predicado é constituído pelo verbo e pelos constituintes que dele dependem (por oposição aos constituintes que dependem da frase), correspondendo ao sintagma verbal. Por esta ordem de ideias, o complemento directo e o complemento indirecto pertencerão necessariamente ao predicado (ex.: ele ouviu um disco; o gato gostou da refeição; o aluno entregou o trabalho ao professor), assim como o predicativo do sujeito (ex.: a mãe está doente), o predicativo do complemento directo (ex.: o grupo achou a proposta interessante) ou o predicativo do complemento indirecto (ex.: ela chamou incompetente ao colega).

Segundo o Dicionário Terminológico, o predicado é uma “função sintáctica desempenhada pelo grupo verbal e pelos modificadores do grupo verbal”, sendo que o grupo verbal é constituído pelo verbo e pelos seus complementos obrigatórios. Este dicionário, da responsabilidade da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, visa contribuir para a discussão e resolução de problemas científicos e pedagógicos, pode auxiliar a investigação imprescindível aos docentes e ajuda ao esclarecimento de dúvidas como aquela que agora nos colocou.