PT
BR
Pesquisar
Definições



doença

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
doençadoença
( do·en·ça

do·en·ça

)


nome feminino

1. Falta de saúde.

2. Moléstia específica (que ataca animais e vegetais).

3. [Figurado] [Figurado] Coisa que incomoda. = MAL

4. Vício; defeito; mania.

5. [Brasil: Minas Gerais] [Brasil: Minas Gerais] Acto de parir. = PARTO


doença celíaca

[Medicina] [Medicina]  Patologia intestinal crónica do intestino que inclui intolerância ao glúten. = CELIAQUIA

doença das vacas loucas

[Veterinária] [Veterinária]  O mesmo que encefalopatia espongiforme bovina.

doença de Alzheimer

[Medicina] [Medicina]  Enfermidade degenerativa cerebral que afecta as capacidades mentais, a memória e a orientação, podendo atingir a demência.

doença de Chagas

[Medicina] [Medicina]  Doença infecciosa aguda ou crónica, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida ao homem por alguns insectos hematófagos, endémica da América Central e do Sul e estudada inicialmente pelo médico brasileiro Carlos Chagas. = TRIPANOSSOMÍASE AMERICANA

doença de Corino de Andrade

[Portugal] [Portugal] [Medicina] [Medicina]  O mesmo que doença dos pezinhos.

doença de Creutzfeldt-Jakob

[Medicina] [Medicina]  Enfermidade degenerativa que afecta o cérebro, o cerebelo e a medula, provocada por partículas conhecidas por priões, que se manifesta inicialmente por tremuras, incapacidade de controlar os movimentos, perda da fala, incapacidade de deglutir e demência.

doença de Machado-Joseph

[Medicina] [Medicina]  Enfermidade hereditária degenerativa, que se manifesta sobretudo por descoordenação motora.

doença de Parkinson

[Medicina] [Medicina]  Afecção degenerativa do sistema nervoso caracterizada por tremura e rigidez muscular.

doença do legionário

[Medicina] [Medicina]  Infecção pulmonar causada pela legionela. = LEGIONELOSE

doença dos legionários

[Medicina] [Medicina]  O mesmo que doença do legionário.

doença do sono

[Medicina] [Medicina]  Doença infecciosa aguda ou crónica, causada, respectivamente, pelos protozoários Trypanosoma brucei gambiense e Trypanosoma brucei rhodesiense, transmitida ao homem pela mosca-tsé-tsé, endémica da África equatorial e que evolui de um estado febril até um estado de letargia permanente devido a meningencefalite aguda. = DADANE, NICTO, PEDRA-ESCRÓFULA, TRIPANOSSOMÍASE AFRICANA

doença dos ossos de vidro

[Medicina] [Medicina]  Doença de origem genética que se caracteriza por uma fragilidade óssea muito grande; osteogénese imperfeita.

doença dos pezinhos

[Medicina] [Medicina]  Doença crónica e progressiva, hereditária, que se caracteriza por falta de sensibilidade e paralisia dos membros inferiores e superiores, caquexia e alteração de funcionamento dos aparelhos digestivo, respiratório e circulatório, podendo também ocorrer perturbações oculares. [Manifesta-se habitualmente na idade adulta, entre os 25 e os 40 anos, embora possa surgir posteriormente.] = PARAMILOIDOSE

doença profissional

Lesão corporal, perturbação funcional ou doença decorrente da actividade exercida pelo trabalhador e que não corresponde ao desgaste natural do organismo.

doença prolongada

[Portugal] [Portugal] Designação eufemística para o cancro.

prolongada doença

[Portugal] [Portugal] O mesmo que doença prolongada.

etimologiaOrigem etimológica:latim dolentia, -ae, dor.

doençadoença

Auxiliares de tradução

Traduzir "doença" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




"de que" ou apenas "que"? E.g.: "foram avisados que" ou "foram avisados de que"?
Nenhuma das formulações apresentadas pode ser considerada errada, apesar de a expressão "foram avisados de que" ser mais consensual do que a expressão em que se omite a preposição.

Para uma análise desta questão, devemos referir que os exemplos dados estão na voz passiva, mas a estrutura sintáctica do verbo é a mesma do verbo na voz activa, onde, no entanto, é mais fácil observar a estrutura argumental do verbo:

Eles foram avisados do perigo. (voz PASSIVA) = Ele avisou-os do perigo. (voz ACTIVA)
Eles foram avisados de que podia haver perigo. (voz PASSIVA) = Ele avisou-os de que podia haver perigo. (voz ACTIVA)

Trata-se de um verbo bitransitivo, que selecciona um complemento directo ("os", que na voz passiva corresponde ao sujeito "Eles") e um complemento preposicional, neste caso introduzido pela preposição "de" ("do perigo" ou "de que podia haver perigo"). Nas frases em que o complemento preposicional contém uma frase completiva introduzida pela conjunção "que" (ex.: "avisou-os de que" ou "foram avisados de que"), é frequente haver a omissão da preposição "de" (ex.: "avisou-os que" ou "foram avisados que"), mas este facto, apesar de ser muito frequente, é por vezes condenado por alguns puristas da língua.