Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

disque

1ª pess. sing. pres. conj. de discardiscar
3ª pess. sing. imp. de discardiscar
3ª pess. sing. pres. conj. de discardiscar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

dis·car dis·car

- ConjugarConjugar

(disco + -ar)
verbo intransitivo

1. Girar o disco do telefone para estabelecer ligação.

2. Marcar número de telefone.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Em caso de dúvidas, o MPRN disponibiliza o Disque -denúncia 127, que funciona das 7h às 19h, em dias de semana..

Em www.blogrsj.com

...meio de um contato maior com os conselhos comunitários de segurança e ampliação do disque -denúncia (181), onde os moradores poderão denunciar os crimes e delitos do seu bairro..

Em Caderno B

Disque 100 e Ligue 180, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, registraram 154..

Em Caderno B

...30% do total de denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico Disque 100, disponibilizado pelo governo federal, o que somava em torno de 48,5 mil registros..

Em Caderno B

A ação se deu a partir de denúncia recebida pelo disque -denúncia da DRACO de Santiago (55) 9..

Em www.rafaelnemitz.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe algum substantivo que designe o ato de lecionar ou ministrar?
O acto de leccionar ou ministrar pode ser designado pelos substantivos deverbais regulares formados pela aposição do sufixo -ção aos respectivos verbos, isto é, leccionação e ministração. Adicionalmente, e consoante os contextos, poderão ser utilizadas outras palavras como magistério ou ensino (ou outros vocábulos da mesma família, como ensinação, ensinamento ou ensinança).



Porque escrevemos Henrique com um r e não dois rr? Qual a regra?
A ortografia é um conjunto de regras convencionadas e, na maioria das vezes, é o utilizador da língua que mais lê e mais consulta obras de referência, como dicionários, prontuários e afins, que melhor conhece essas regras e que melhor escreve. Há, no entanto, algumas indicações úteis, no caso da letra r:

a) O erre simples (r) representa o som [R] (consoante vibrante velar) em início de palavra (ex.: rasar, régua, rua), a seguir a uma vogal nasal (ex.: Henrique, honra, tenro), ou em início de sílaba a seguir a uma consoante (ex.: israelita, melro).

b) O erre simples (r) representa o som [r] (consoante vibrante alveolar) em contexto intervocálico, antecedido de vogal oral (ex.: cara, puro), nos grupos consonânticos br, cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr (ex.: abrir, credo, coldre, fraco, grua, imprimir, latrina, nevrose), ou em final de sílaba (ex.: cargo, partir, querer, surto); o erre simples nunca representa o som [r] em início de palavra.

c) O erre dobrado (rr) representa sempre o som [R] e apenas em contextos intervocálicos (ex.: barra, errado, mirra, socorro, urro), nunca em início de palavra ou depois de consoante.

pub

Palavra do dia

mo·to·ci·clís·ti·co mo·to·ci·clís·ti·co


(motociclista + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a motociclista ou a motociclismo (ex.: capacete motociclístico; época motociclística; passeio motociclístico; pilotagem motociclística).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/disque [consultado em 27-07-2021]