Significado de disputar-se-lha

    A forma disputar-se-lhapode ser [infinitivo de disputardisputar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de disputardisputar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de disputardisputar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de disputardisputar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de disputardisputar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    disputardisputar
    ( dis·pu·tar

    dis·pu·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Estar em disputa por, contestar.

    2. Querer para si (em detrimento de outrem).

    3. Lutar por.

    verbo intransitivo

    4. Ter discussão.

    5. Discutir.

    6. Contender.

    7. Altercar.

    8. Porfiar.

    etimologiaOrigem:latim disputo, -are, examinar pormenorizadamente, expor pormenorizadamente, tratar, debater, discutir, argumentar, discorrer.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "disputar-se-lha" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    porfiado | adj.

    Disputado; renhido; teimoso....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "disputar-se-lha" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?


      Gostaria de saber se em palavras nas quais o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a outra palavra (como anti+inflamatório; poli+insaturado, etc...) há necessidade de se usar hífen ou se é possível fusionar as duas vogais (e.g., antiinflamatório; poliinsaturado).