PT
BR
Pesquisar
Definições



disponibilizável

A forma disponibilizávelpode ser [derivação masculino e feminino singular de disponibilizardisponibilizar] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
disponibilizáveldisponibilizável
( dis·po·ni·bi·li·zá·vel

dis·po·ni·bi·li·zá·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se pode disponibilizar (ex.: acesso disponibilizável; valores disponibilizáveis).

etimologiaOrigem etimológica:disponibilizar + -ável.

vistoPlural: disponibilizáveis.
iconPlural: disponibilizáveis.
disponibilizardisponibilizar
( dis·po·ni·bi·li·zar

dis·po·ni·bi·li·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tornar acessível, disponível.


verbo pronominal

2. Mostrar disponibilidade para algo.

etimologiaOrigem etimológica:forma alatinada de disponível + -izar.

disponibilizáveldisponibilizável


Dúvidas linguísticas



A minha dúvida é a seguinte: qual o antónimo da palavra "antecipar"? Vejo, com alguma frequência, que são utilizadas as palavras "postcipar" ou "postecipar" que, presumo, estarão incorrectas. Se assim for, qual o antónimo correcto?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo antecipar pode ter como antónimos os verbos adiar (ex.: a reunião foi antecipada vs. a reunião foi adiada), atrasar (ex.: a festa antecipou-se vs. a festa atrasou-se), procrastinar (ex.: o ministério antecipou a construção do hospital vs. o ministério procrastinou a construção do hospital), prorrogar (ex.: o prazo de entrega foi antecipado vs. o prazo de entrega foi prorrogado) e retardar (ex.: o concessionário antecipou a entrega do carro vs. o concessionário retardou a entrega do carro). As formas postecipar e postcipar não se encontram registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que o seu uso é de evitar.



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.