PT
BR
Pesquisar
Definições



devastações

A forma devastaçõespode ser [derivação feminino plural de devastardevastar] ou [feminino plural de devastaçãodevastação].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
devastardevastar
( de·vas·tar

de·vas·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Causar destruição. = ASSOLAR, DESTRUIR, TALAR

2. Causar danos. = DANIFICAR

3. Deixar deserto e reduzido à solidão.

etimologiaOrigem etimológica:latim devasto, -are.
devastaçãodevastação
( de·vas·ta·ção

de·vas·ta·ção

)


nome feminino

1. Acto de devastar.

2. Ruína; destruição (proveniente de grande desgraça).

Auxiliares de tradução

Traduzir "devastações" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.