PT
BR
Pesquisar
Definições



devassas

A forma devassaspode ser [feminino plural de devassodevasso] ou [segunda pessoa singular do presente do indicativo de devassardevassar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
devassardevassar
( de·vas·sar

de·vas·sar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Invadir (lugar que é ou que se pretende ser defeso).

2. Espreitar, ver, olhar (para lugar defeso).

3. Ter vista para dentro de.

4. Pesquisar; publicar, divulgar.

5. Tornar lasso.

6. Infringir (proibição ou privilégio).

7. Tornar relaxado; tornar licencioso; deitar a perder (moralmente).


verbo intransitivo

8. Tirar devassa.

9. [Figurado] [Figurado] Informar-se, indagar.


verbo pronominal

10. Tornar-se lasso; generalizar-se.

etimologiaOrigem etimológica:origem controversa.
devassodevasso
( de·vas·so

de·vas·so

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

Que ou aquele que é moralmente vergonhoso. = DEPRAVADO, DESREGRADO, DISSOLUTO, LIBERTINOINGÉNUO, INOCENTE, PURO, VIRTUOSO

etimologiaOrigem etimológica:origem controversa.

Auxiliares de tradução

Traduzir "devassas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho informações de que a palavra adequar é verbo defectivo e portanto, dizer "eu adequo" estaria errado por não existir esta conjugação.
Nem sempre há consenso entre os gramáticos quanto à defectividade de um dado verbo. É o que acontece no presente caso: o Dicionário Aurélio Eletrônico, por exemplo, regista o verbo adequar como defectivo, conjugando-o apenas parcialmente, enquanto o Dicionário Eletrônico Houaiss conjuga o verbo em todas as suas formas. A este respeito convém talvez transcrever o que diz Rebelo Gonçalves (que conjuga igualmente o referido verbo em todas as formas) no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (1966: p. xxx):

"3. Indicando a conjugação de verbos defectivos, incluímos nela, donde a onde, formas que teoricamente podem suprir as que a esses verbos normalmente faltam. Critério defensável, parece-nos, porque não custa admitir, em certos casos, que esta ou aquela forma, hipotética hoje, venha a ser real amanhã; e, desde que bem estruturada, serve de antecipado remédio a possíveis inexactidões."

A defectividade verbal ocorre geralmente por razões de pronúncia (por exemplo, para não permitir sequências sonoras estranhas ou desagradáveis ao ouvido dos falantes como *coloro em “Eu coloro com tinta verde.” [leia-se: “Eu estou a colorir com tinta verde” / “Eu estou colorindo com tinta verde”]) ou por razões de significado (nem sempre a ideia transmitida pelo verbo é passível de ser expressa por todas as pessoas gramaticais). No entanto, convém ter em mente, como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade.

No caso em análise, será correcta uma frase como "eu adequo a minha linguagem ao público a que me dirijo".




Num trabalho escolar estou encarregado de conseguir o máximo de palavras com 15 e 19 letras, incluindo gírias. Se pudessem me ajudar eu estaria muito grato. Tentei procurar no seu site mas não consegui.
Não sendo nossa intenção substituir-nos ao esforço e empenhamento que deve implicar um trabalho de casa, segue uma breve amostra de algumas palavras com o número de letras que menciona.

A língua tem muitas mais; para encontrar outras, basta usar alguns mecanismos de derivação (por exemplo, usar adjectivos de 10 ou 14 letras seguidos do sufixo -mente para formar advérbios de modo de 15 ou 19 letras). Com um pouco de esforço e criatividade é possível aumentar a lista.

Palavras com 15 letras: cinematográfico, desaconselhável, espiritualidade, fundamentalismo, microcomputador, narcotraficante, obrigatoriedade, particularidade, telecomunicação, vulnerabilidade.

Palavras com 19 letras: antiparlamentarista, bacteriologicamente, constitucionalidade, descongestionamento, estenodatilográfico, fantasmagoricamente, galvanocauterização, impressionantemente, laringofaringíticos, misericordiosamente.